Boas e más notícias – Amazônia tem menor taxa de desmatamento enquanto Groenlândia tem a maior taxa de derretimento

Duas notícias climáticas marcam o dia de hoje, um ótima, outra nem tão boa assim: A boa é que foi anunciado ontem que imagens de satélite revelaram que o desmatamento na Amazônia atingiu os menores indíces desde que o Brasil começou a monitorá-los. A ruim, é que um outro artigo, publicado na revista científica Science, mostrou que o derretimento da calota de gelo da Groenlândia está  acelerando cada vez mais.

A observação da Groenlândia foi independentemente confirmada por 2 fontes diferentes, observação por satélite e por um modelo atmosférico regional.

Esta perda de massa é igualmente distribuída pelo aumento de icebergs e da água derretida na superfície das geleiras.  Os ultimos verões que foram mais quentes que o comum, aceleraram a perda de massa para273 Gt por ano (1 Gt equivale a massa de 1 km³ de água), no período de 2006-2008, que representa 0.75 mm de aumento do nível do mar à cada ano.

Lembrando que a previsão dos cientistas é que se toda a camada de gelo da Groenlândia derreter, o aumento do nível do mar pode chegar até 7 metros. Desde 2000,  este derretimento já contribuiu com o total de 5mm, que ainda não representa um grande efeito mas pode vim a se tornar no futuro.

Agora voltando para a boa notícia, é que no período  de agosto de 2008 até julho de 2009, a taxa de desmatamento na Amazônia caiu 45.7%, de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Em torno de 7.000km²  foram desmatados durante este período, o menor nível de desmatamento atingido desde que o monitoramento começou, há duas décadas atrás.

O Brasil está atribuindo essa queda ao seu plano de ação para prevenção e controle do desmatamento  na Amazônia Legal. O programa, que começou em 2004, aumentou o uso do monitoramento via satélite,  as inspeções, estabeleceu critérios ambientais como pré requisitos  para empréstimos à fazendeiros, e também aumentou o tamanho da terra sob proteção federal e estadual para 50 milhões de hectares.

 

 
Make a Free Website with Yola.